sexta-feira, 15 de março de 2013

Exportando câmera do Maya para o After



   Esse é um método um tanto simples, que usamos no nosso projeto experimental, de como exportar a câmera do Maya para o After Effects.
   Esse método é bem útil, quando queremos aproveitar a movimentação de uma câmera do Maya no After Effects, para fazer composições, por exemplo. Porquê com essa exportação de informações da câmera, temos uma referência muito precisa de profundidade dos elementos que estavam no Maya, por meio do uso de locators/Null objects.
   O procedimento parece extenso, porque envolve muitas etapas, que podem ser interessantes de serem vistas também individualmente (são marcados em laranja). Mas ele é bem simples:

   Depois que temos o movimento da câmera, primeiramente devemos configurar o arquivo do Maya, para ficar compatível com o AE:

- em Display Render Settings window (quarta claquete, no topo direito)
- Em Render Using, mude para mental ray
- Na Common, nos Presets de Image Size, mude para o formato do vídeo que pretende usar
 
   Outra configuração necessária, é alterar a unidade do Maya, para a unidade utilizada no AE:

- Em Window > Settings/Preferences > Preferences, em Settings
- E em Working Units, no Linear, mude para milimeter

   Também precisamos criar keyframes em todos os frames do movimento da câmera do Maya:

- em Edit > Keys > Bake Simulation

   Agora, precisamos criar pontos de referência (locators), que ajudarão na leitura de profundidade no AE:

- Crie um locator em Create > Locators
- Posicione o locator segurando o "V", para alinhar com o objeto
- Duplique e posicione, fazendo o mesmo procedimento (caso haja outros elementos envolvidos)

   Mas para o AE reconhecer esses locators, precisamos mudar o nome de todos os locators para NULL:

- Selecione todos os locators (pelo Outliner do Maya fica fácil de selecionar todos)
- em Modify > Search and Replace Names...
- Em Search for:, coloque locator
- Em Replace with:, coloque NULL
- Clique em Replace

  Feito isso, precisamos só exportar para .ma.

- Selecione a câmera que deseja exportar, e os locators (lembrando que pelo Outliner, é mais prático)
- em File > Export Selection (na box)
- Em General Options, em File typ:, mude para mayaAscii
- Em Include Options, só deixe marcado o Channels
- Clique em Export Selection e defina o local a ser salvo

   E importar esse arquivo .ma no AE:

- em File > Import > File... e procure pelo arquivo .ma que exportou
- Na aba Project aparecerá dois elementos: uma composição e uma pasta
- Dê dois cliques na composição, para podermos visualizá-la
- Note que dentro dela há os NULLS (que são os locators que criamos) e uma câmera
- Se movermos o Time Indicator, poderemos já visualizar o movimento da câmera

   Depois de feito isso, para termos certeza de que o movimento do AE, bate com o movimento do Maya:

- No Maya, gere um playblast
- No AE, importe esse playblast e arraste-a para as layers de sua composição
- Aumente de tamanho com o Scale, selecionando o layer do playblast e apertando "S"
- Aumente para bater com o tamanho da composição

   Pronto! Agora se movermos o Time Indicator, veremos que o movimento bateu perfeitamente.
   Lembrando que se caso algo não tenha ficado muito claro, por falta de algo visual, tem esse vídeo tutorial muito bom, que eu utilizei e explica tudo isso.

http://cg.tutsplus.com/tutorials/autodesk-maya/quick-tip-exporting-3d-camera-data-from-maya-into-after-effects/ por Jostein Finnekasa


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